BEM VINDO A GRAÇA FM --Participe do Nosso Xat








quarta-feira, 22 de maio de 2013



O poder secreto do barro
Jeremias 18.1-4)

Fomos feitos do pó da terra. Desde o princípio fomos sepa­rados como vaso na mão do oleiro. Deus se oculta no meio das circunstâncias, mas Ele está sempre presente, ou seja, que Deus age de forma que nem sempre percebemos por caminhos que nos parecem misteriosos.

A Palavra do Senhor diz em Jeremias que nós, como povo, somos a casa de Israel e, individualmente, somos como vasos de barro nas mãos do Senhor, que é o oleiro. Nesse processo, Deus usa de meios misteriosos para nos tratar e nos abençoar. Todos nós eventualmente passamos por situações de trata­mento para sermos moldados como um vaso. Deus permite e coordena situações ao nosso redor para tocar o nosso coração. A Palavra diz que "perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido" (Sl 34.18).

Por isso Deus permite que você seja quebrantado e, então, basta uma circunstância aparecer, uma aflição, uma tribulação, e você se torna inteiramente sensível e quebrantado. Você então ora como já não orava antes, louva como já não louvava antes, sua postura torna-se diferente porque naquele momento Deus tocou em você.

É o oleiro moldando o vaso. Mas para permitir ser moldado, você precisa se sentir insatisfeito consigo mesmo. Não tem nada a ver com crise de auto-estima, mas com querer ser mudado por Deus como foi Jacó. Há momentos em que você precisa soltar um clamor profundo dizendo: "Deus, ou o Senhor me trans­forma ou me leva, mas eu não quero mais ser o que tenho sido, eu quero ser transformado à Sua imagem!".
Esse clamor é fundamental, mas é possível que o diabo, aos poucos, vá nos enredando e nos transformando em bons religi­osos, indiferentes ao tratamento do Espírito Santo, é preciso estar atento.

1.     O poder de vir a ser está no barro
O mais poderoso oleiro não pode moldar um barro que se recuse ser modelado. O poder de se tornar e o poder de resistir está no barro. Se o barro se recusa ser moldado, será difícil para o oleiro transformá-lo em um vaso. Não é raro vermos o barro, questionando: "Por que Deus tem de fazer assim? Por que Deus não faz de outro modo?". Quando o barro rejeita o propósito do oleiro e se revolta com a maneira como o oleiro age, ele está se recusando a ser moldado. O barro, porém, que o Senhor molda é aquele que é flexível, é o barro cujo coração se derrete em Suas mãos. E aquele que diz: "Faz de mim o que Tu queres e não o que porventura eu mesmo queira. Faça a Tua vontade e não a minha!".

O alvo de Deus não é colocar um cabresto em nós para domesticar a nossa carne, mas sim nos transformar. Sempre que viajo de avião, convivo com pessoas aparentemente muito educadas. Tenho visto como essas pessoas "educadas" repentina­mente mostram seu lado selvagem. Basta uma pequena altera­ção no curso normal da vida e o sujeito mostra tudo o que vai lá dentro. De repente, o executivo de terno no aeroporto se torna como um qualquer brigando por causa de um tomate estragado na feira. É a natureza humana. Não importa o quanto você estu­de, ou o quanto foi educado; mesmo colocando cabrestos e ten­tando prendê-la com correntes para evitar que se manifeste, não tem jeito, um dia a sua verdadeira natureza se manifesta.

Mas é necessário que haja um poder sobrenatural operando em sua vida para mudar você. Evidentemente, o barro deve co­operar com o oleiro, mas não tentando se mudar na força do braço, antes permitindo que o oleiro o molde. Precisamos nos fazer como Jacó, cair de joelhos e dizer: "Deus, muda-me, por­que, se o Senhor não o fizer, ninguém poderá fazê-lo. Se o Se­nhor não alterar as minhas predisposições, quem o fará?".
Muitos se acomodam passivamente pensando: "Eu sou assim mesmo, meu pai era assim, meu avô era assim!". Antes devemos explodir no clamor como Jacó e dizer: "Eu não Te largo enquanto não me mudares", esses são os que estão na mão do oleiro e serão transformados e prosperarão.

O Senhor fará o que for necessário para moldar o vaso, mas tudo depende do barro. Existe barro que é flexível, mais maleável, mas há outros que estão cheios de cascalho por dentro. Alguns acabam de ser moldados e começam a trincar, outros se desman­cham na mão do oleiro. Para cada tipo de barro o Senhor usa métodos diferentes de modelagem. Alguns são tratados pelo vexame. Depois de passar pelo se­gundo ou terceiro vexames, você cria aversão por aquele com­portamento que lhe levou à vergonha. Deus permite que algu­ma coisa marque aquele momento. Em certa ocasião, Pedro dis­se a Jesus: "Nunca vou Te deixar!". E o Senhor lhe respondeu: "Pedro, você não sabe o que vai aí dentro, rapaz, você pensa que é forte, mas você não aguenta a pressão! Na hora "H", você vai retroceder.". E Pedro responde perplexo: "Eu não! Todos po­dem retroceder, mas eu, jamais.". "Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes", declarou Jesus. E Pedro O negou uma, duas vezes, e, na terceira vez, ele ouviu o galo cantando. Depois da­quilo, acho que ele teve uma síndrome do canto do galo, acho que a vida inteira ele acordava de manhã sobressaltado com o galo cantando e dizendo: "Eu não nego, eu não nego!".
Pedro nunca mais se esqueceu. Deus permite situações de vexame. É o Senhor moldando o barro. Deus pressiona e você nunca mais se esquece. O barro deve ser amassado antes de ser moldado.

2.     O poder da rotina e do hábito

O oleiro trabalha usando a roda, o que nos mostra um se­gundo aspecto do trabalho do oleiro: o poder da repetição. Pa­rece estar dando volta em círculos, mas o oleiro está moldando assim o vaso. Alguma coisa que nós fazemos todos os dias em algum momento mudará as nossas vidas. Há um poder na roti­na, nos ciclos, nas voltas. A maneira como o oleiro molda o barro é girando-o. O povo de Israel ficou quarenta anos dando voltas, mas o que estava fazendo na verdade? Era só o barro girando, girando. É nas voltas dos ciclos que Deus molda você.

As vezes ser moldado parece ser tão cansativo! Mas a obra é de Deus. Não se preocupe se você tem voltado à mesma situa­ção várias vezes. Isso acontece porque aquela situação não foi totalmente resolvida. Já perceberam como voltamos ao mesmo teste várias vezes? Por quê? Porque cada vez que a roda passa, ela remove uma aresta, uma sobra ou um desequilíbrio, por isso é importante ler as circunstâncias e se render na atitude de mudança.
A diferença entre um fruto maduro e um verde está no seu sabor. O fruto verde é azedo, mas o maduro é doce. Todavia um fruto não pode ser amadurecido artificialmente, ele acaba apo­drecendo mais rápido também. Isso pode até ser feito com ba­nanas, mas não com crentes. A nossa doçura deve ser desenvol­vida espontaneamente.

Nós podemos retardar a obra de Deus em nossas vidas, quando nos fechamos para Ele. Não devemos buscar tratamentos de Deus, mas, quando ele vier, não devemos fugir deles ou estaremos perdendo a oportu­nidade de sermos largueados por Deus. Precisamos aceitar os tratamentos do Espírito Santo em nossas vidas. A maturidade é a soma dos tratamentos de Deus em nossa vida. Conhecimento intelectual acumulado sem o tratamento de Deus possui muito pouco valor espiritual, é preciso crescer.

Não somos nós que nos mudamos, todavia podemos coo­perar com Deus nesse processo de transformação. Você pode cooperar pedindo para ver a mão oculta no meio das sombras. Você coopera parando de enxergar apenas o homem e procuran­do ver a mão dEle por detrás ao homem. Muitos conseguem ver apenas o fulano que não gosta dele! Ou o ciclano que o persegue! É o chefe que não presta! O vizinho é que é um terror! É o seu líder que não o entende! Você quer ser mudado? Enxer­gue a mão que está escondida atrás dessas pessoas. Deus está usando aquela pessoa para tratar com você e está usando aquela outra para lhe ensinar algo.

Nada acontece com você por acaso, a mão de Deus lhe cerca por trás e por diante. Deus coordena circunstâncias ao seu redor para que, de alguma maneira, elas cooperem para o seu crescimento. Continua...

Vamos compartilhar e depois orar, coloque-se diante do Senhor, peça que Ele sonde seu cora­ção. Disponha-se a ser um vaso em Suas mãos, cooperando para o cumprimento do Seu propósito. Deus ama muito você e quer te ver feliz!

Você consegue se enxergar como um vaso de barro nas mãos de Deus? Você entende a importância de deixarmos Deus nos moldar para que possamos crescer conforme o Seu propósito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário